A queixa mais frequente dos pacientes que vem ao consultório é gordura localizada ou excesso de peso.
Segundo pesquisa do IBGE, 96 milhões de pessoas, ou mais especificamente, 60,3% da população de adultos do Brasil, apresentam IMC acima de 25 kg/m², sendo classificadas com EXCESSO DE PESO.
As maiores ocorrências revelam-se entre o sexo feminino: 62,6% das mulheres apresentam sobrepeso e 57,5% dos homens.
Já o índice de indivíduos com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m², ou seja, OBESIDADE, mais que dobrou nos últimos 16 anos no Brasil, perfazendo26,8% da população.
A maior taxa de crescimento está em adultos entre 25 e 34 anos (84,2%) e entre 35 a 44 anos (81,1%). Hoje, no Brasil, 30,7% das mulheres apresentam obesidade e 22,8% dos homens.
Com relação à obesidade infantil, o Ministério da Saúde revela que 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade apresentam obesidade, bem como 7% dos adolescentes da faixa etária de 12 a 17 anos.
Valores aproximados / IMC igual ou maior do que 25
valores aproximados / IMC igual ou maior do que 30
A obesidade é uma doença crônica e seu tratamento deve ser contínuo para ser bem sucedido. Para tanto, é fundamental acompanhamento a longo prazo com profissionais da saúde como endocrinologista, nutricionista, educador físico e psicólogo. Um conjunto de intervenções que buscam a perda de peso e a manutenção dos resultados deve ser planejado.
Fale conosco